O serviço da Black Friday pode ter um impacto no aumento das vendas. Aprenda como se preparar para uma boa experiência!
A Black Friday é o segundo melhor dia para o varejo depois do Natal, segundo dados publicados pelo Google em pesquisa realizada em parceria com a Provokers.
O estudo – realizado com 1.500 consumidores online de 18 a 54 anos nas séries A, B e C de todas as regiões do Brasil – também constatou que 99,5% das pessoas afirmam conhecer a Black Friday.
Além disso, a tendência para 2020 é que mais consumidores tenham interesse em aproveitar a oportunidade: quatro em cada dez já planejam comprar naquele dia, segundo pesquisas de mercado da Globo.
Portanto, não perca a oportunidade de planejar com antecedência e atrair mais consumidores para o seu negócio. Confira nossas dicas sobre como se preparar para a Black Friday!
Black Friday em tempos de pandemia
Em 2020, muitas empresas cujo ponto forte eram as vendas físicas foram forçadas a mudar rapidamente para o meio da Internet. Da mesma forma, o e-commerce teve que se adaptar rapidamente ao aumento da demanda. Porém, todos esses esforços podem ser compensados com a chegada da Black Week!
A tendência para este ano é que o consumidor esteja comprando o que perdeu no início do ano por conta da pandemia. Segundo pesquisa da Globo que entrevistou 1.700 pessoas, 42% pretendem fazer uma compra e, dos que não o fazem, oito em cada dez mudariam de ideia se ajudassem a manter o emprego.
Portanto, esta data pode ser uma excelente oportunidade para mitigar os efeitos negativos da pandemia Covid-19. Nesse sentido, quem está mais bem preparado pode ficar à frente da concorrência!
Black Friday online com consumidores cada vez mais exigentes
Encontrar itens baratos é um dos fatores que motivam as pessoas a esperar a Black Friday para fazer compras. É importante lembrar que o sucesso do namoro é mais do que apenas oferecer descontos.
À medida que as demandas dos consumidores estão cada vez maiores, os dados divulgados pelo Google mostram que existem obstáculos que podem impedir que as compras no e-commerce sejam concluídas. De acordo com a pesquisa, 31% dos entrevistados nunca fizeram compras na Black Friday pelos seguintes motivos:
40% têm receio de comprar pela internet com medo de fraudes
38% preferem uma loja física para verem os produtos pessoalmente
23% Preferem não pagar fretes
Para compras online, 25% dos entrevistados que compraram na Black Friday disseram que, além do preço, a experiência no site é um dos atributos mais importantes. Entre eles, o fator mais importante é:
10% das pessoas desejam ter serviços online eficientes
8% consideram a velocidade de carregamento do site
7% de simplicidade de navegação no site (usabilidade)
Portanto, aprenda algumas estratégias para a Black Friday e aprenda como ter sucesso neste dia altamente competitivo!
Seja uma compra física ou uma compra online, o serviço é uma etapa extremamente importante na jornada do cliente. Este é o fator decisivo para determinar se você está satisfeito e pode ser o que diferencia a empresa.
Nas lojas físicas, o bom atendimento depende da disposição dos funcionários, enquanto no ambiente online o bom atendimento depende de vários fatores, como: velocidade do atendimento, disponibilidade de informações, canais de ajuda, etc.
Durante a Black Friday, devido à grande procura e aumento de visitas ao site, é necessário fazer todos os preparativos para que este serviço se torne mais importante. Para aproveitar ao máximo as oportunidades de faturação nesta data, é fundamental que a empresa tenha uma equipa organizada e preste serviços personalizados e processos de pós-venda estruturados.
Aprenda agora algumas estratégias para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa na Black Friday.
Serviço de investimento em tempo real
Como o tempo para aproveitar as atividades promocionais é muito curto, você precisa ser flexível para resolver dúvidas. Portanto, usar serviços em tempo real é a melhor escolha.
A dica é investir em ferramentas automatizadas, como assistentes de conversação ou chatbots, que permitem atendê-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso, por meio dessa solução, as dúvidas dos interessados em comprar podem ser sanadas, facilitando o processo de venda. Se você quiser saber mais dicas, confira nosso conteúdo completo sobre como usar o Chatbot na Black Friday.
Garantindo atendimento personalizado
Além da participação, um dos fatores que podem garantir uma experiência agradável é o atendimento personalizado e humanizado. Após a prestação de serviços exclusivos, as chances de atrair o público-alvo aumentam.
Por exemplo, por meio do marketing de relacionamento, você pode até estabelecer um relacionamento forte com o público e demonstrar sua importância após a compra.
O serviço personalizado traz outra vantagem: ajuda a fidelizar o cliente e torna seu público menos vulnerável à concorrência.
Informações detalhadas do produto
Em lojas físicas, quando as pessoas têm dúvidas sobre os produtos, podem simplesmente perguntar ao garçom ao mesmo tempo. No entanto, em um ambiente online, isso é impossível.
A prática usual é procurar descrições e análises de produtos para ter certeza de que realmente comprou o que queria.
Portanto, certifique-se de que o e-commerce tenha informações detalhadas do produto. Com isso, é possível diminuir a chance de a pessoa encontrar informações em outro site.
Não deixar de lado o pós-venda
Sem um pós-venda eficaz, todo o progresso feito durante a Black Friday se tornará um problema. Portanto, certifique-se de que tudo corra bem ao longo do processo. Afinal, a lealdade é muito importante.
O departamento de entrega deve estar totalmente preparado para alta demanda. Além disso, deve-se garantir que o produto chegue dentro do prazo e em boas condições de proteção. Se ocorrer um problema, a equipe de serviço deve estar totalmente preparada para resolver o problema.
Proporcionar uma boa experiência de compra é uma das maiores oportunidades para fidelizar o cliente.
Crie um plano para a Black Friday
O aumento da demanda, aliado às medidas de segurança necessárias para o combate à Covid-19, podem prejudicar a eficiência dos processos de vendas e transporte.
Portanto, é necessário se preparar para a Black Friday para garantir a entrega segura e eficaz dos produtos aos consumidores.
Levando em consideração as necessidades dos consumidores e o período de crise e incertezas, a conhecida logomarca do dia – promoção da Black Friday – não foi suficiente para liderar a concorrência nas vendas online.
Portanto, é importante usar a criatividade para adotar novas estratégias e ganhar a confiança do público em tempos difíceis.
Você gosta do conteúdo? Aproveite e veja nosso artigo completo sobre como aumentar as vendas da Black Friday por meio de mensagens de texto.
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