Planejando a Black Friday: como desenvolver uma estratégia de sucesso?

A Black Friday está se aproximando e, com ela, vem uma enorme demanda por produtos e lojas e sites estão lotados. A pesquisa de inteligência de mercado da Globo mostra que, embora 2020 seja um ano atípico, ainda se espera que essa data promova as vendas online e quatro em cada dez consumidores planejam fazer uma compra. Para aproveitar ao máximo o potencial desta data, é necessário planejar com antecedência a Black Friday para não atrapalhar os clientes no dia tão esperado. Leia este artigo para saber como desenvolver um plano estratégico para aproveitar todas as oportunidades que a Black Friday 2020 deve oferecer.

Continue lendo o artigo e prepare-se para vender mais!

Como funciona um planejamento estratégico?

Um plano estratégico é uma ferramenta que envolve organizar e formular estratégias para atingir determinados objetivos. Abrange um amplo leque desde a definição de objetivos até a tomada de decisões e a colocação em prática de ações voltadas para o alcance dos conteúdos propostos. Na Black Friday, uma boa estratégia é crucial! Portanto, o planejamento estratégico ajudará a empresa a determinar objetivos claros e traçar estratégias eficazes, e seguir essas estratégias passo a passo para atingir esses objetivos com sucesso.

Como desenvolver uma estratégia eficaz da Black Friday?

Para planejar uma estratégia de sucesso para a Black Friday, gradualmente definimos uma etapa muito útil.

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– Identificar o papel do negócio facilitará o planejamento de ações estratégicas para aquele negócio, atraindo o seu público-alvo com mais segurança. Estabeleça metas

 – determine os resultados que deseja alcançar por data e estabeleça metas com base nessa meta. Elabore um plano de ação

– Finalmente, agora que a empresa tem um melhor entendimento do processo e do público, é hora de agir, definir um cronograma, designar a equipe responsável e dividir as ações a serem executadas.

O marketing de relacionamento via SMS pode ser útil na fase de planejamento, pois permite que a empresa estabeleça mais conexões e compreenda melhor seus clientes. É importante observar que o planejamento requer tempo e paciência, portanto, você deve planejar com antecedência para ter efeito. Além disso, ao se preparar com meses de antecedência, você terá tempo para testar a estratégia e fazer as alterações necessárias para que tudo aconteça da melhor maneira.

Dicas para um bom planejamento para a Black Friday

Agora veja alguns exemplos de estratégias para usar a criatividade para conquistar novos clientes. Prepare-se para o aumento da demanda Prepare-se física e / ou virtualmente para o crescimento exponencial das vendas. Não deixe seus clientes sofrer com lojas ou sites lotados, produtos esgotados e assistência e entrega atrasadas.

Isso pode parecer um desafio, mas pode ser facilmente adaptado à alta demanda com a adoção de APIs como SMS e Mobile Marketing, que podem ajudar por meio de vários agentes, envio de rastreamento de pedidos, pesquisas de satisfação e promoções.

Prepare-se para eventos inesperados

Parece contraditório falar sobre imprevistos em artigos sobre planejamento, mas acredite: mesmo com todo o planejamento do mundo, certas coisas podem superar as expectativas. Portanto, é a escolha ideal para a equipe preparar o ambiente para o desafio, sempre preparar alguns funcionários para solucionar problemas e treinar todos para manter a calma e saber manter uma boa comunicação com os clientes. Além disso, se a sua empresa estiver online, teste-a e certifique-se de que a plataforma do seu site está pronta para receber inúmeros visitantes ao mesmo tempo, evitando assim paralisar e prejudicar as vendas.

Analise os resultados anteriores

Não há nada melhor do que aprender com a experiência. Portanto, mapeie as estratégias utilizadas nas sextas-feiras negras anteriores e compare os resultados de cada ano. Isso dará à empresa uma visão clara do que está funcionando e pode ser usado para apoiar futuros esforços de marketing. Além disso, você pode analisar as campanhas de seus concorrentes para gerar novas estratégias.

Divulgue o mais rápido possível

Na semana anterior à Black Friday, os consumidores eram constantemente bombardeados por anúncios de ofertas especiais. Não seja apenas mais um anúncio que enche as caixas de entrada dos consumidores. Comece sua campanha cedo e construa relacionamentos. Portanto, sua base de clientes se lembrará de sua marca ao buscar produtos e serviços. O planejamento é a chave do sucesso, mas é importante ressaltar que se a experiência do cliente não for boa, ele pode até comprar produtos da marca no mesmo dia, mas definitivamente não fará negócios no futuro. Portanto, é necessário investir no relacionamento com os clientes para garantir uma nova base para os clientes fiéis!

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