Como o SMS para área Saúde tem sido um grande aliado para clinicas medicas, hospitais e demais área da saúde. 

Segundo a (Anatel), Agência Nacional de Telecomunicações o Brasil encerrou o ano de 2015 com mais de 281 milhões de linhas de celulares ativas, apresentando crescimento de 3,6% em relação a 2014. Considerando que o país tem hoje cerca de 200 milhões de habitantes, isso significa que há 1,4 linha de celular por habitante em solo nacional. Sem dúvida, os aparelhos de telefonia celular se tornaram o meio de comunicação mais eficiente e popular de todo o mundo. Os tipos de uso das mensagens mobile também cresceu, sendo que hoje é possível utilizar o SMS na saúde, no varejo e até mesmo nas escolas. Com o surgimento dos smarthphones, que agregam múltiplas funcionalidades ao uso do telefone, essa popularidade tende a continuar crescendo, conectando cada vez mais as pessoas.

Atento a essa tendência, o uso corporativo das mensagens SMS também vem avançando. Afinal, o envio de mensagens SMS (Short code) é uma forma barata e eficaz de se fazer contatos rápidos e objetivos de maneira programada, com várias pessoas ao mesmo tempo (comunicação em massa) ou com pessoas específicas. Continue lendo e saiba como!

O uso do SMS na área da Saúde

O uso de SMS corporativo para clínicas médicas, consultórios e hospitais também vem se tornando algo comum. A área da saúde tem utilizado esse meio simples de se comunicar com os pacientes como um aliado em campanhas, em lembretes sobre consultas e usando outras funcionalidades.

As vantagens do SMS corporativo para clínicas

Esse recurso apresenta muitas vantagens que precisam ser consideradas. Veja algumas:

Redução no uso da internet ou do próprio telefone

Ainda que as redes Wi-Fi e as conexões 3G e 4G estejam popularizando o acesso à internet a qualquer momento, é preciso lembrar que nem sempre o paciente estará conectado. O SMS dispensa essa necessidade e ainda evita que a pessoa tenha que ser interrompida para atender a uma ligação telefônica. Vale lembrar que o custo das ligações também são mais altos do que os da mensagem.

Redução nas faltas de pacientes às consultas agendadas

Lapsos de memória são comuns e muitos pacientes não têm o hábito de anotar o compromisso da consulta em uma agenda. Com isso, as faltas são frequentes. Alertar a pessoa sobre a data e horário da consulta com um ou dois dias de antecedência reduz consideravelmente o índice de faltas.

 

Rapidez e eficiência na comunicação

Como já foi dito, nem sempre a pessoa que agendou uma consulta está conectada à internet, o que torna os e-mails e mensagens via aplicativos menos eficientes que o SMS. Eventualmente, as ligações telefônicas não poderão ser atendidas. Por outro lado, a mensagem SMS fica gravada no aparelho, que é checado com frequência. Isso garante que o comunicado será recebido.

Fidelização

Todo mundo gosta de ser tratado de maneira especial. Avisar o paciente sobre uma consulta dará a ele a sensação de que é importante para a clínica.

Além dessas funcionalidades, é importante salientar que o SMS corporativo também pode ser útil na comunicação com médicos, auxiliares e outros funcionários da clínica, permitindo maior agilidade, eficiência e economia na comunicação.

SMS Marketing: Maior eficiência na captação de clientes

O uso do SMS em campanhas de marketing tem sido feito de forma intensiva pelos mais variados segmentos. É possível objetivar campanhas a partir de um banco de dados feito com cadastros de pacientes de hospitais e de clínicas médicas, aumentando a capacidade de captação.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o envio e tipos de usos, como por exemplo, do SMS na saúde, deixe aqui o seu comentário! Teremos prazer em ajudar.

 

 

Os comentários estão encerrados.

Converse agora com um Especialista