Tecnologia RCS: O que é e como vai revolucionar o mercado de SMS

Entenda o que é RCS, crie um padrão de mensagens para substituir o SMS e entenda suas vantagens

Você pode ter ouvido falar do RCS. Este é um novo padrão para mensagens de celular e tem como objetivo substituir o antigo SMS, que usa uma franquia de dados em vez de cobrar por cada mensagem enviada. O sistema possui as mesmas funções de aplicativo do WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, etc.

 Mas afinal o que é RCS?

RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação que utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia e funciona da mesma forma que o SMS. Pode ser considerado uma ferramenta de mensagens instantâneas para padronização e atualizações.

O RCS fornecerá os mesmos recursos dos aplicativos de mensagens mais populares:

Envie uma mensagem com mais de 160 caracteres

Suporte a mensagens de áudio e vídeo

Envie documentos, imagens e adesivos

Apoiar a criação de grupos de diálog

 Pode usar Wi-Fi

Você pode ver que outros usuários estão digitando e assim por diante.

O RCS é melhor do que o SMS?

Sim, além de todos os recursos já disponíveis no aplicativo de mensagens, você também precisa cobrar com base na quantidade de dados consumidos em vez de cada mensagem enviada.

Por muito tempo, o alto custo do SMS (principalmente no Brasil) foi uma fonte absurda de receita para as operadoras, mas com o surgimento de soluções como WhatsApp, Telegram, Messenger e Signal, essa fonte secou. Ano após ano.

Outra vantagem do RCS é a sua interoperabilidade: o protocolo foi desenvolvido para permitir que os usuários de todas as operadoras se comuniquem desde que entrem no projeto.

Anteriormente, todos os usuários de telefones Android podiam usar RCS. O próprio Google introduziu o padrão Jibe RCS, que depende do seu aplicativo de mensagens. Se a empresa escolher outra solução, não há problema: o protocolo permite a comunicação entre todos, mesmo com diferentes aplicativos de mensagens.

Exceto para usuários de iPhone (iOS): o iMessage usa outro padrão e, até agora, a Apple não expressou sua disposição de cumprir o acordo. A empresa não quer tornar seu aplicativo de mensagens compatível, e os recursos exclusivos do aplicativo são essenciais para atrair novos usuários para iOS. Se o usuário do iPhone se comunicar com outro usuário RCS, a mensagem será enviada na forma de SMS ou MMS.

Novos indicadores e possibilidades de ação

Outro aspecto que agrega mais possibilidades à sua campanha é a adição de métricas que podem ser rastreadas e, portanto, otimizadas. No passado, através do SMS, as empresas se acostumaram a medir e focar na confirmação de entrega. Agora, com o RCS, mais métricas podem ser usadas para monitorar o sucesso das ações e fazer correções de rota, se necessário. eles estão:

Confirmação da leitura

Mensuração do número de cliques

Desta forma, é possível saber quem clicou e quem respondeu. Além disso, outro aspecto positivo é que o RCS finalmente oferece mais opções de conteúdo, seja no formato que mencionamos anteriormente, seja para fornecer a mensagem.

Comparado com outros canais, o RCS não tem muitas restrições às atividades de marketing, remarketing, promoções, abandono do carrinho de compras, etc. O remetente também tem a vantagem de provar que representa a marca.

Portanto, pode-se dizer que o RCS finalmente oferece uma experiência universal. Afinal, não há necessidade de baixar nenhum novo aplicativo ou registrar qualquer outra ferramenta. O aplicativo já embutido no dispositivo é suficiente para usá-lo. Dentre as novas possibilidades de atuação, destacam-se os seguintes pontos:

Marca verificada com nome e logotipo da empresa

Informações verificadas do remetente

Recursos de mídia, como imagens, vídeos e GIFs

 Compatível com QR Code

Leia a confirmação Sugestões de respostas personalizáveis.

O RCS permite que processos interativos sejam criados por meio de perguntas e botões personalizados. Portanto, além de “Sim” ou “NAO”, a empresa também pode personalizar a resposta de acordo com o objetivo da comunicação para torná-la mais específica e responder de acordo com a situação, como “Sou eu” e “Não sou eu” , por exemplo, pode orientar melhor os usuários durante a troca de mensagens.

Além de permitir a comunicação entre plataformas (como no uso de links), também é possível construir robôs overflow para assistência humana ou robôs com inteligência artificial.

3 grandes vantagens do RCS

  1. Identifique os participantes da conversa: Por meio do RCS, a empresa poderá adicionar imagens, logotipos, cores e nomes de marcas para facilitar a identificação de suas mensagens. Qualquer informação enviada pela organização será rapidamente reconhecida pelo destinatário.
  2. Identifique os participantes da conversa: Por meio do RCS, a empresa poderá adicionar imagens, logotipos, cores e nomes de marcas para facilitar a identificação de suas mensagens. Qualquer informação enviada pela organização será rapidamente reconhecida pelo destinatário.
  3. Personalização de mensagens: o RCS pode ser integrado ao banco de dados do sistema da empresa para acessar informações anteriores e agregar mais valor à conversa.

O que dizem os dados de mercado

Segundo reportagem da “Mobile Time“, até 2020, o Brasil terá 25 milhões de smartphones prontos para trocar mensagens dentro do novo padrão de comunicação RCS.

 Este número corresponde ao número de dispositivos que foram instalados e configurados para usar essa tecnologia para executar o Android Mensagens. A pesquisa da Juniper Research também prevê que em 2025, o número de usuários do RCS chegará a 3,9 bilhões.

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