Saiba mais sobre o que são SMS Short Code, os diferentes tipos, como criar códigos de acesso e seus principais benefícios neste guia completo.
Não há como negar que o SMS Short Code faz parte de campanhas de marketing e comunicações corporativas há muito tempo. Grande parte dessa preferência se deve à sua capilaridade muito alta – eles estão presentes em quase todos os telefones vendidos e não exigem o download de nenhum aplicativo adicional – e por suas incríveis taxas de abertura: cerca de 91% das mensagens SMS são lidas em os primeiros 3 minutos do recebimento, de acordo com uma pesquisa da MobileSquare.
Mas ao planejar a comunicação via SMS, é preciso prestar atenção especial ao remetente da comunicação, o chamado Senders ID. Isso porque eles podem fazer toda a diferença entre engajamento bom e médio em sua campanha. É neste contexto que aparecem os códigos de acesso SMS.
Você deve tê-los visto em ação. Agora, vamos explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre eles para planejar com mais eficiência o próximo evento da sua empresa. pode vir?
O SMS Short code, ou códigos de acesso SMS, que são números de 5 a 6 dígitos que as empresas usam para enviar e receber mensagens SMS e MMS. Eles são comumente usados em campanhas de marketing, interações transacionais e autenticação de dois fatores.
As maiores vantagens dos códigos curtos são que eles têm uma maior capacidade de escala de envio (foram sugeridas centenas de vezes mais por dia) e podem enviar comunicações mais rapidamente – o que permite mensagens instantâneas verdadeiras.
Esses códigos curtos são específicos para cada país e geralmente não são permitidos em outras regiões – isso ocorre porque cada país usa uma operadora diferente e os códigos curtos precisam ser autorizados nessa região. No Brasil, o serviço é regulamentado pela Anatel, o que aumenta sua credibilidade e índice de entrega.
Compartilhado: Os códigos curtos são compartilhados por várias empresas e são diferenciados pela escolha de uma palavra-chave dedicada. Por exemplo: SPEEDMARKET ou LOJAY. Eles geralmente são muito mais baratos que os dedicados. Essa pode ser uma boa opção para eventos curtos e pontuais, mas esse tipo de código curto foi descontinuado pela maioria das operadoras em muitos países.
Dedicado: Esse número é para uso exclusivo da sua empresa e não requer palavras-chave especializadas. Eles são mais seguros quando o tráfego vai diretamente para sua conta. No entanto, eles são mais caros.
Além disso, com códigos de acesso, você pode escolher os números que os compõem. Essa estratégia é frequentemente usada para campanhas de marketing específicas e divide os códigos de acesso em:
Códigos aleatórios: é uma combinação de números aleatórios atribuídos pelo operador. Como você pode imaginar, eles são mais baratos que a segunda opção.
Códigos escolhidos (Vanity): As empresas podem escolher uma sequência numérica que esteja de alguma forma relacionada à marca ou mais fácil para os usuários lembrarem.
O custo de possuir um código curto depende do tipo que você escolher, em qual país você o usará e por quanto tempo você deseja obter essa licença.
Já mencionamos que os códigos curtos são amplamente utilizados pelas empresas para enviar suas mensagens SMS e MMS. Abaixo, listamos alguns dos motivos pelos quais essa solução se tornou uma queridinha organizacional:
Alta escala: O envio de centenas de mensagens por dia em um número longo pode facilmente resultar na classificação do seu número como spam pela sua operadora, impedindo ou reduzindo o envio. Os códigos curtos são pré-aprovados pelo operador para fotos grandes, de modo que não serão filtrados se usados para muitas fotos diárias.
Agilidade: O envio de mensagens através de códigos curtos é muito mais rápido. Para se ter uma ideia, se você usar um código curto para enviar mensagens de texto para 50.000 usuários, será 50 vezes mais rápido do que usar um número com 10 ou mais dígitos.
Segurança: Um número menor geralmente está associado a uma empresa e, portanto, pode trazer maior segurança aos usuários que recebem comunicações.
Primeiro, você deve ingressar em um provedor de SMS. Eles solicitarão à operadora seu código curto – que estará disponível por um período de tempo (3, 6 ou 12 meses) e pode ser atualizado continuamente.
Na SPEED, você pode concluir esse processo e comprar códigos curtos para mais de 50 países diferentes diretamente pela plataforma. O processo de aprovação da transportadora pode levar de 2 a 8 semanas.
Você também tem a opção de migrar códigos de acesso entre provedores. Para obter mais informações sobre esse processo de migração, entre em contato com um de nossos especialistas.
Outra tecnologia que está ganhando força no mercado de comunicações é a autenticação de mensagens de texto. Nesses casos, a empresa passa pelo processo de verificação adicional do Google para ganhar um selo de verificação que será exibido aos usuários e dará maior credibilidade às mensagens e ao conteúdo.
O SMS de verificação está disponível apenas para telefones com sistema operacional Android. O SMS Short Code funcionam em todos os sistemas operacionais existentes. Por exemplo, quando um SMS de verificação é enviado para um telefone iOS, ele será enviado ao usuário como um código curto.
No SMS de verificação, o nome da empresa e o carimbo de verificação do Google aparecerão em vez do número curto. Os usuários também podem acessar uma breve descrição da empresa
No SMS de verificação podem ser inseridos links e imagens visualizáveis, o que não é possível no SMS padrão.
Para que o Google verifique seu SMS, você deve ter um código curto associado à empresa.
A verificação de remetente do Google SMS requer uma conexão com a Internet. Portanto, se o usuário final não tiver esse acesso no momento, a mensagem “Verificar remetente” aparecerá e a mensagem exibirá o código curto.
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