SMS para cobrança

Os envios de SMS é uma forma eficaz de cobrar os clientes e reduzir custos. Aprenda como fazer, modelagem e quais ferramentas podem te ajudar! Confira!

O SMS é considerado uma forma eficaz de reduzir despesas operacionais e otimizar o tempo da equipe financeira, podendo ser a escolha ideal para cobrança determinística dos clientes.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação Nacional do Comércio, durante a pandemia do coronavírus, o número de consumidores inadimplentes aumentou no Brasil. Em janeiro, as famílias com renda de R $ 10 abaixo do salário mínimo estavam endividadas de 66,1%, e em julho, Este número sobe para 69%

O uso de dispositivos móveis é de importância estratégica: “Por sua eficácia e baixo custo, os aplicativos móveis e as mensagens SMS são extremamente atrativos para simplificar o trabalho das empresas que trabalham com clientes de cobrança. 

Fique conosco para entender os motivos da quebra de contrato e como evitá-la. Veja também exemplos de cobrança de clientes antes, durante e depois do vencimento da conta para cobrar cada tipo de pessoa.

Por que existe inadimplência ?

A SPC conduziu uma investigação no início de 2016 e descobriu que o número de brasileiros inadimplentes aumentou. Segundo a pesquisa, a região que mais atrasou em janeiro foi o Nordeste, com alta de 6,86%. Em seguida, surgiram as regiões Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).

2020 é um ano atípico: de acordo com a Federação Nacional do Comércio, o número de famílias que afirmam não poder pagar as contas em atraso é de 12%, valor superior ao dos últimos dez anos.

Isso pode ser explicado pelo fato de que, devido à pandemia do coronavírus, grande parte da população está enfrentando uma queda acentuada de renda. A crise pegou muitas pessoas desprevenidas e as tornou incapazes de pagar suas contas, o que levou ao aumento da dívida e da inadimplência.

Como evitar quebra de contrato?

Com certeza, ninguém gosta de quebra de contrato. Portanto, é importante que a empresa mantenha contato regular com o cliente para lembrá-lo do contas a receber, ajudando-o a administrar suas finanças e evitar dívidas.

A fim de evitar tais conexões afiadas, certas ferramentas de lembrete do cliente podem ser fortemente apoiadas.

1.    Envios de SMS 

O SMS oferece uma solução alternativa de chamada e garante a asserção e o processo de faturação instantânea, garantindo assim a redução de custos.

Segundo o Instituto de Gestão da Excelência Operacional (Igeoc), os contatos por SMS garantem um aumento de 20% a 30% no retorno nas renegociações de dívidas em relação a outros canais (como e-mail e telefone).

Ao enviar mensagens de cobrança aos clientes do SMS, a empresa envia mensagens sobre dívidas. O cliente pode responder ao contato e até receber com segurança o código de barras para quitar a dívida.

 Assim, o contato direto pode ser estabelecido, garantindo assim que o constrangimento dos clientes seja reduzido durante o processo de cobrança

Como cobrar?

É difícil coletar e manter contas e requer muito esforço da equipe de serviço. O uso das ferramentas automatizadas mencionadas acima pode reduzir muito a carga de trabalho e permitir que os funcionários se concentrem nas atividades básicas de atendimento ao cliente.

Agora veja algumas dicas de estratégia e exemplos de frases para cobrar dos clientes para tornar as cobranças mais naturais e humanas.

Antes de vencer a fatura

Nesse estágio, a ideia não cobrou explicitamente do cliente, apenas para lembrá-lo de que ele tem uma taxa a pagar e fornecer opções para que ele possa fazê-lo. Uma boa estratégia é oferecer descontos a quem paga antes do vencimento, incentivando-o a deixar o pagamento para o último minuto.

Veja dois exemplos

Banco: “Bom dia, Paul. Não se esqueça: sua fatura agora está pronta para pagamento. Você também pode usar o código 1234567891011121314151 para pagar online.” Empresa:

 “Prezado Sr. (a), cliente, sua fatura é de R $ 500,00 3 dias antes do vencimento. Pagamento em dia e valor garantido com desconto de 10%!

Período de vencimento

Na data do vencimento, o tom não deve ser comovente, mas um forte lembrete. Uma dica é fornecer um método de pagamento rápido e fácil para que os clientes possam pagar imediatamente após receber a mensagem, sem demora.

Veja um exemplo

Empresa: “Carlos, seu saque de R $ 200,00 vence hoje! Clique no link para pagar imediatamente.”

Após expiração

Após o vencimento, ele não consegue mais se livrar de acusações mais intensas. Porém, observe que a cobrança não deve ser uma ameaça. Em vez disso, deve mostrar que a empresa está disposta a ajudá-lo a normalizar sua situação.

Veja dois exemplos

Operadora de telefonia: “Cleide, não confirmamos o pagamento da fatura vencida em 15/02. Para solucionar o problema, ligue para (18) 1111-3333 e entre em contato conosco.”

Loja de Departamento: “Jessica, sua dívida pode ser negociada em uma de nossas lojas. Encontre-nos e confira suas instalações formalizadas.”

Para garantir um melhor retorno do sistema de envios de SMS, contamos com uma equipe qualificada e profissional. Conte com o sistema de entrega de SMS da SpeedMarket!

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