SMS Marketing e seus benefícios

Hoje em dia as exigências dos novos consumidores estão muito criteriosas, por isso as empresas precisam criar novas estratégias e inovar na comunicação com os seus clientes para não ficar para trás.

Em busca de novidades e inovação, muitas empresas tem adotado os envios de SMS marketing como a principal ferramenta de comunicação, os benefícios de utilizar essa ferramenta em sua empresa são diversos, alguns deles iremos citar nesta matéria, então vamos lá?

Engajar o comercial da empesa

Um bom atendimento é muito importante para que o cliente possa ter uma boa experiência com a sua empresa, e por isso a equipe deve estar sempre treinada e alinhada com a estratégia da empresa.

Para que o cliente seja fiel a um produto ou serviço, ele precisa se relacionar com vendedores que também tenham a percepção de valor daquilo que comercializam.

A equipe de vendas deve ser treinada e motivada regularmente com programas de metas e premiações por desempenho — estratégias que ajudam a manter o foco da equipe e aumentar a produtividade.

Além disso, ao sensibilizar clientes sobre os benefícios de um produto e suas promoções por meio de mensagens de texto, a empresa encaminha, para seus vendedores, aqueles clientes mais conscientes e fáceis de serem conduzidos a uma nova etapa da jornada de compra — ou mesmo a uma nova aquisição.

Dessa forma, a equipe tem a percepção de que a estratégia está funcionando, conseguindo fechar mais negócios, alcançar a meta estipulada e trabalhar em um clima organizacional mais envolvente e motivador.

Personalizar as interações com os clientes

Como a fidelização exige um relacionamento mais fortalecido, é natural que as interações sejam mais próximas. Por isso, toda vez que o cliente acionar a empresa ou for abordado por ela, deve ser reconhecido e tratado pelo nome.

Ao usar o SMS Marketing, por exemplo, em que o cliente pode responder e tomar decisões de compra usando links que direcionam para o e-commerce, a empresa deve abordá-lo com uma mensagem personalizada e inteligente.

É preciso lembrar que, atualmente, um dos fatores de sucesso para o relacionamento com o cliente é a estratégia omnichannel. Por isso, independentemente do canal utilizado, a experiência de atendimento deve ser a mesma.

Com o SMS Marketing a ordem dessas ações é invertida, mas o resultado produzido é o mesmo, ou seja, o cliente tem a mesma percepção de qualidade.

Nesse último caso, a empresa utiliza os dados para criar uma lista de prospecção que considere as últimas aquisições do cliente.

Agilizar e facilitar o processo de compra

Ao enviar um SMS marketing para promoções exclusivas aos membros de seu programa de fidelidade, a empresa pode incluir um link que direciona para suas redes sociais ou diretamente para o e-commerce.

Nesses casos, se o cliente tem dúvidas, pode acessar o canal do YouTube ou Facebook e ter acesso a informações e tutoriais dos produtos, ou ir direto para o ambiente transacional para concluir a compra.

Em qualquer uma dessas situações, o consumidor teve um esforço mínimo para dar continuidade ao processo de pesquisa e compra, isso é um fator muito relevante para sua satisfação.

98% das pessoas visualizam um SMS instantaneamente

Uma vez que um SMS é enviado para os smartphones dos consumidores, a taxa de abertura da mensagem é alta. E uma vez aberta, a mensagem é lida pela maior parte do público-alvo.

Além de utilizar o mecanismo que está mais próximo e tem obtido maior atenção dos consumidores, o conteúdo compacto e simples faz com que os clientes sejam facilmente impactados.