SMS Marketing: Como usar?

 

Hoje em dia um dos maiores canais de comunicação usados por pequena, média e grandes empresas é o SMS Marketing (short code). Com diversas estratégias o SMS Marketing tem ajudados milhares de empresas a melhorar a comunicação com os seus clientes e aumentar suas vendas.

Para quem trabalha com marketing, o SMS Marketing é um “super-trunfo”. Afinal, você sabia que 95% das mensagens de texto são abertas nos primeiros três minutos em que são enviadas

Um dado interessante que o SMS Marketing traz retorno para as empresas é que 80% dos usuários de dispositivos móveis acessam o celular de 5 em 5 minutos, chegando a acessar mais 200 vezes ao dia, o que mostra o potencial de visualização desse meio de comunicação.

Esse é um número bastante expressivo, principalmente se você comparar com as taxas de e-mail marketing, por exemplo. Nesses casos, e-mails podem ficar dias sem serem vistos.

Apesar das grandes possibilidades que o SMS marketing traz para empresas, ele não pode ser bem-sucedido a menos que os profissionais de marketing entendam exatamente manusear essa grande e potencial.

O SMS marketing precisa fazer parte de uma estratégia de marketing geral. Implementada em pontos estratégicos para complementar outros canais, como o e-mail marketing, whatsapp marketing, e outros veículos de comunicação. No entanto, mesmo com a melhor estratégia, há uma enorme barreira que você precisa superar para ter sucesso com o SMS marketing.

As regras e regulamentos em torno do SMS marketing são muito mais rigorosos do que os de qualquer outro canal, até mais o marketing por e-mail.

Isso acontece porque o SMS marketing ainda é muito pessoal. Muitas vezes, se não for bem introduzido, pode parecer um pouco invasivo e ter o efeito contrário do que você deseja.

Os profissionais que não entenderem isso podem prejudicar gravemente não apenas sua estratégia de SMS, mas toda a imagem da empresa.

Como usar o SMS Marketing em sua empresa?

Se você está pronto para iniciar uma estratégia de SMS marketing, deve se familiarizar com as regras que permitem que os profissionais de marketing usem esse canal.

Deixar de seguir essas regras de SMS significa ter de enfrentar punições severas dos órgãos governamentais que as configuram. Várias empresas já testaram ultrapassar esses limites e experimentaram muito prejuízo.

Existem algumas regras que devem ser seguidas se você quiser usar o SMS para enviar mensagens de marketing:

  • Frequência: Você deve indicar a frequência de suas mensagens SMS. Portanto, mostre com que frequência você enviará essas mensagens para as pessoas que se inscreveram nelas.
  • Use o “AJUDA” ou “HELP”: você deve indicar claramente uma palavra que o usuário possa falar com o Suporte.
  • “Taxas de envio e dados podem ser aplicadas”: use essa frase para deixar claro sobre possíveis cobranças do usuário.
  • Termos e Condições: Você deve incluir um link para seus Termos e Condições.
  • “Envie PARAR para cancelar a inscrição”: Você deve sempre informar seus usuários de que podem desativar as mensagens e fornecer uma maneira de fazer isso.

Uma observação adicional sobre seus Termos e Condições: é importante dedicar tempo para criar seus Termos e Condições, e é ainda mais importante seguir seus termos.

Caso contrário, as coisas podem ficar ruins rapidamente para sua empresa. E, assim como acontece com o e-mail, se alguém cancelar a assinatura do seu marketing de SMS, você deverá honrar as opções de cancelamento imediatamente

Quais tipos de mensagens enviar para o seu cliente via SMS?

Depois de conseguir usuários cadastrados, é importante planejar exatamente quais tipos de mensagens você vai enviar.

Há uma variedade de mensagens que se encaixam na jornada do cliente que também são perfeitas para uma mensagem curta via SMS:

  • Promocional: brindes, descontos, vendas especiais por tempo limitado.
  • Pesquisas: pergunte a seus leads ou clientes o que eles pensam sobre algum produto ou serviço que compraram.
  • Suporte ao cliente: acompanhe seus clientes com horários marcados ou obtenha feedback sobre interações de serviço.
  • Transacional – enviar recibos e lembretes, como prazos de entrega e dados nesse sentido.
  • Convites para eventos: convide os usuários para seus eventos com uma mensagem curta.

E ai o que achou das nossas dicas? 

 

 

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