Saiba como funciona o SMS interativo, as áreas que este serviço pode ser usado, e ter excelentes resultados.
“Envie a palavra ‘INFORMAÇÃO’ para o número 2858-8 e receba dicas incríveis”. Você já viu alguma mensagem parecida? Esse serviço é conhecido como SMS INTERATIVO, e o uso da tecnologia pode otimizar os resultados do seu empreendimento.
Hoje no Brasil, já existem mais de 225 milhões de celulares ativos — esse número é superior ao de habitantes: 210 milhões. Por essa razão, o SMS interativo é um dos instrumentos mais valiosos para comunicação entre cliente e empresa. Afinal de contas, não é necessário ter um aparelho sofisticado nem acesso à internet para contratar serviços ou interagir com a marca.
Quer entender melhor como funciona o SMS interativo? Continue a leitura e saiba tudo sobre a tecnologia!
O SMS interativo é um serviço que oferece conteúdos especiais ao consumidor. Podem ser notícias, horóscopo diário, previsão do tempo, votações, jogos, quiz para acumular pontos, cupons promocionais e até mesmo com teor solidário para arrecadação de recursos para ações sociais.
Funciona assim: o cliente recebe uma mensagem de texto e ao interagir com ela é possível ativar serviços com comandos simples, como “sim” e “não”. O fluxo também pode ser ao contrário, ou seja, quando o consumidor envia a palavra-chave para um número curto — até 5 dígitos — para ter a demanda atendida.
A oferta desses serviços pode ser gratuita, mas também existe a opção de monetização. Dessa maneira, a cada mensagem enviada o usuário paga uma taxa pela utilização. Os tipos de SMS interativo podem ser:
O que acontece quando seu celular apita? Sai correndo para conferir, certo? Por isso, o SMS é um dos canais de comunicação mais eficientes entre empresa e cliente.
O aparelho celular é um item indispensável até para os consumidores que não têm muita afinidade com tecnologias. Por essa razão, o potencial de alcance das campanhas feitas por SMS interativo é enorme. As mensagens enviadas são lidas em até 2 minutos e a taxa de abertura é de 97% Ou seja, quase todos os contatos cadastrados na lista vão receber e ler o conteúdo.
Além disso, o custo é mais baixo. Afinal, não é necessário manter uma grande equipe para atender as demandas por esse canal. O gasto para a produção é inferior ao e-mail marketing, por exemplo, pois a criação envolve apenas tecnologia e textos curtos — sem imagens, vídeos ou áudios.
O SMS interativo é uma ferramenta para oferecer serviços diferenciados ao consumidor. Notícias, jogos e cupons promocionais vão engajar o cliente e, consequentemente, gerar oportunidades de negócios para sua empresa. Experimente e veja os resultados na prática.
Entendeu como funciona o SMS interativo? Então faça uma conta aqui na Speed Market e teste o nosso sistema gratuitamente 😉
Nos chame no Whatsapp!