Você já utiliza o SMS para pós vendas em sua empresa? Se ainda não usa essa estratégia veja este artigo…
O empreendedorismo inclui uma sequência de desafios, que começam na concepção do negócio, passam pela conquista dos clientes e continuam ao longo do tempo, na gestão do empreendimento.
Confira neste post o que é SMS para pós vendas e os quatro maiores benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Contudo, se não houver cuidado muito especial com o pós-venda, todo esse esforço pode ser perdido.
O que é pós-venda
O uso de SMS para pós vendas é constituído por uma série de ações adotadas por uma organização logo após ela fazer a entrega de um produto ou de um serviço ao cliente. Por meio de contatos com o comprador — geralmente feitos por meio de SMS, telefone ou e-mail —, a satisfação dele é verificada e novas necessidades são detectadas.
Nessa ocasião também surge a oportunidade para que as dúvidas sejam esclarecidas, para que eventuais problemas sejam solucionados e novas necessidades sejam detectadas e atendidas.
Assim, são oferecidos bons motivos para que o cliente se mantenha satisfeito com a aquisição que fez e com a qualidade do atendimento do fornecedor. Com isso, é claro, surge a tendência de ele novamente recorrer à empresa, quando precisar, ou de indicá-la para alguém.
Com essa estratégia, cliente e empresa recebem ótimos benefícios. Conheça os principais:
Nos primeiros dias após receber um produto ou um serviço, o cliente se coloca em estado de atenção especial com relação ao que adquiriu, o que é normal e necessário. Nesse tempo, ele verifica detalhes e procura defeitos.
Decorridos alguns dias do recebimento, se ele for contatado pelo fornecedor, se sentirá muito mais seguro com relação ao negócio que fez.
Com esse contato, surge a possibilidade de agilizar a solução de problemas de várias ordens, que podem estar no que foi fornecido ou mesmo na organização que fez o fornecimento.
Por exemplo, se houver algum defeito em um produto que foi entregue, o SMS para pós vendas pode antecipar a troca ou o conserto, antes mesmo de o cliente fazer a solicitação.
Ou, então, se houve um atraso na entrega, será possível que a empresa investigue rapidamente o que aconteceu, a fim de buscar a solução e impedir que o problema permaneça.
Incluindo o pós-venda nas estratégias que adota, a empresa pode fornecer um serviço muito útil ao cliente, alertando-o para necessidades que ele tem, mas que podem ficar esquecidas.
Algumas clínicas veterinárias, por exemplo, enviam SMS para os donos dos animais que atendem avisando sobre a aproximação da data de vencimento das vacinas necessárias. Esses são procedimentos periódicos, cujo esquecimento pode trazer sérias consequências.
Ora, agindo assim, as clínicas não só evitam que os animais fiquem descobertos pelas vacinas, como também criam uma oportunidade de negócio para a empresa.
Uma empresa que se preocupa com a satisfação do cliente a ponto de contatá-lo para saber as impressões dele sobre o atendimento, sobre a qualidade do que adquiriu ou para avisá-lo das necessidades que ele tem certamente será lembrada.
Voltemos ao exemplo da clínica veterinária que sabe o que é pós-venda e as vantagens que essa estratégia inclui. Certamente, os clientes que ela atende não só se lembram com facilidade da empresa quando precisam dos serviços e dos produtos que ela fornece como também se tornam bastante dispostos a indicá-la para outras pessoas.
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