Você já utiliza o Serviço de mensagens curtas curtas na comunicação da sua empresa? Entenda o que é e como usar para melhorar sua comunicação e aumentar suas vendas!
O Short Message Service (SMS) é um serviço prestado em aparelhos digitais (telefones celulares) que permite mensagens de texto (até 160 caracteres), comumente conhecidas como SMS. Pode haver ou não cobrança por este serviço, dependendo da companhia telefônica e do plano associado.
O conceito foi inventado em meados da década de 1980 pelo engenheiro finlandês Matti Makkonen. A ideia surgiu durante uma conversa formal com dois colegas em uma pizzaria em Copenhague em 1984. Na época, ele não guardou o documento original nem se preocupou com a patente. -Lá. Em 2008, ele recebeu o Prêmio de Inovação Patriarcal Inventiva do The Economist. O primeiro SMS foi enviado de um computador pessoal (PC) para um telefone celular em 3 de dezembro de 1992 pela rede Vodafone GSM no Reino Unido.
Todos os telefones do Global System for Mobile Communications (GSM) suportam SMS e também estão disponíveis em redes sem fio de terceira geração (3G).
As mensagens SMS também são enviadas por meio de aplicativos de navegador baseados na Web, aplicativos de mensagens instantâneas (IM) e aplicativos de Voice over Internet Protocol (VoIP), como o Skype. As mensagens SMS são enviadas do dispositivo para um Short Message Service Center (SMSC), que por sua vez se comunica com a rede móvel para determinar a localização do usuário. A mensagem é então encaminhada para o dispositivo alvo como um pequeno pacote. As mensagens subsequentes enviadas pelo dispositivo inicializador original passam pelo mesmo processo, também conhecido como armazenar e encaminhar.
O serviço de mensagens curtas o SMS Short code otimiza a comunicação em vários níveis, veja abaixo algumas delas:
Desde que as primeiras mensagens SMS foram enviadas pela rede GSM da Vodafone em 1992, a adoção do SMS continuou a se expandir globalmente. Mais de 2,4 bilhões de usuários ou quase 75% dos usuários móveis usam SMS.
Uma das coisas boas do serviço de mensagens curtas tem sido um enorme sucesso no mercado empresarial. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o valor global da indústria de SMS em 2006 ultrapassou US$ 81 bilhões. Em 2008, aproximadamente 4 trilhões de mensagens SMS foram enviadas em todo o mundo.
O processo de envio e recebimento de mensagens via SMS é muito simples. O usuário escreve uma mensagem no local especificado do dispositivo, insere o número da pessoa ou serviço que deseja solicitar e, assim, a mensagem é enviada com sucesso.
Embora o serviço de mensagens curtas seja considerado um serviço rápido e eficiente, o número de mensagens de texto enviadas pelos usuários caiu drasticamente em 2010. Segundo a consultoria Acision, que no ano passado consultou 1.206 pessoas das classes econômicas A, B e C, entre 18 e 65 anos, os brasileiros dispararam apenas 21 torpedos por mês.
Os novos consumidores têm um nível de exigência muito maior, e para superar suas expectativas e transformar essa nova realidade em uma oportunidade lucrativa, os gestores mais inovadores estão adotando o marketing de fidelização.
Quando todas as necessidades do consumidor são atendidas, o incentivo para experimentar o produto de um concorrente diminui, enquanto a satisfação e o entusiasmo pela marca aumentam drasticamente.
Mas quanto custa adquirir esses clientes? Publicidade, produtos de menor margem, cupons de desconto, equipes promocionais e outros investimentos para descobrir e fidelizar novos consumidores.
Se tal estratégia não for planejada, a recompensa por esse esforço, além da incerteza, fica abaixo do padrão e nem sempre gera um número satisfatório de leads que realmente farão uma compra.
Por outro lado, iniciar novos negócios com clientes fiéis remove parte do custo de atração e aumenta o valor da vida útil, outra métrica que rastreia quanto cada consumidor ganha para a empresa em um determinado período.
Fidelizar o cliente significa manter um relacionamento duradouro e satisfatório para ambas as partes, mas enquanto os interesses da empresa são muito claros, as necessidades dos consumidores nem sempre são claras.
O uso de relatórios de tendências e de comportamento do consumidor pode ser uma forma de desenvolver uma estratégia de fidelização de clientes se as necessidades dos consumidores às vezes lhes forem desconhecidas.
De posse dessas informações, é possível, entre outras coisas, entender quais características de um negócio, produto ou serviço são mais importantes para os clientes em suas avaliações pré-compra – e quais características determinam o relacionamento com a empresa.
Como os consumidores têm perfis e interesses diferentes, as interações personalizadas são fundamentais. Com relatórios comportamentais bem elaborados, métodos de SMS podem ser criados para cada grupo e mensagens personalizadas individualmente para cada cliente.
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