Você já utiliza o SMS para comunicação em sua empresa? Se ainda não você precisa ler isso 😉
Para empresas de qualquer ramo ou tamanho, uma das demandas mais importantes é a organização de um planejamento de comunicação. Afinal, em meio à crescente concorrência, é fundamental estabelecer um canal eficiente e dinâmico com seus clientes e, assim, desenvolver um relacionamento mais profundo com eles.
Nesse sentido, uma das estratégias de comunicação mais eficiente é o uso do SMS para comunicação. Quer saber como trabalhar com o SMS em suas campanhas?
Com a possibilidade que muitos aparelhos possuem do uso de dois chips, as promoções das operadoras , mudanças de localidade e/ou emprego, viagens longas, as pessoas podem trocar o número dos seus celulares.
Portanto, para que suas estratégias de comunicação via SMS sejam realmente eficientes, é fundamental manter sua base de dados dos clientes atualizadas. Você pode aproveitar a própria mensagem de texto para solicitar a confirmação do número de telefone e de demais dados pessoais dos clientes cadastrados.
Assim como praticamente todas as outras campanhas de comunicação o SMS para comunicação não é diferente, a segmentação é de extrema importância também no envio do SMS. Os seus clientes devem receber apenas mensagens de texto com conteúdo e informações realmente relevantes para eles.
Caso contrário, eles rapidamente aprenderão a ignorar seus contatos. Seja por faixa etária, histórico de compra, interesses, ou área profissional, segmente suas mensagens para que você alcance as pessoas certas e, assim, colha resultados positivos.
Ninguém tem paciência de ficar lendo e relendo uma mensagem de texto para conseguir entender seu conteúdo, não é mesmo? Assim, seja objetivo e use uma linguagem próxima do seu público alvo.
O seu cliente deve ser capaz de entender rapidamente qual é a informação que você quer passar e qual ação ele deve tomar a seguir (visitar seu site, ir à loja física, conhecer um novo produto, aproveitar uma promoção etc…)
Pronto, você já sabe como começar a desenvolver uma campanha de SMS em suas estratégias de marketing e comunicação, Mas, quais são as vantagens do SMS para a comunicação? Confira algumas:
O recebimento do SMS por parte do cliente depende apenas de seu sinal de telefone, sem necessidade de que ele esteja conectado à internet. Além disso, justamente pela objetividade que mencionamos anteriormente, ler uma mensagem de texto praticamente não toma tempo.
O resultado é que quase todo mundo abre uma mensagem de texto assim que a recebe. A média de tempo é de 90 segundos. Com isso, sua informação chega de forma muito rápida ao destinatário, garantindo a eficiência e o dinamismo de suas estratégias de comunicação.
Aliás, é praticamente impossível não abrir um SMS, não é mesmo? Os índices de leitura das mensagens de texto são de praticamente 100%, ou seja, a maioria de seus clientes — ou mesmo todos eles! — ficarão cientes do que você quer comunicar, sem dizer no numero de linhas telefônicas que crescem cada vez mais no Brasil segundo um estudo da agencia Brasil.
É interessante que suas estratégias de comunicação com SMS convidem o destinatário a tomar uma ação, como entrar em contato para mais informações, visitar a loja, usar um cupom, ativar um cadastro, confirmar uma consulta, conhecer sua nova coleção nas redes sociais, fazer um pagamento, entre várias outras possibilidades.
Com isso, o SMS oferece uma excelente oportunidade de interação com o cliente, sem a demanda de altos investimentos ou mesmo de tempo.
Que tal oferecer descontos e promoções exclusivas para seus clientes por meio do SMS? Com isso, você os fideliza, conquista recomendações e os mantêm curiosos e ansiosos para suas próximas mensagens de texto.
Segundo a Anatel, em 2015, o Brasil contava com 283,5 milhões de linhas de telefonia móvel. Isso representa cerca de 1,38 linha por habitante! Praticamente todo mundo (mesmo!) tem um celular e, portanto, pode ter acesso a suas mensagens de texto mesmo sem o acesso a internet.
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