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SMS para Empresas de Telecom: Saiba como usar

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Empresas bem-sucedidas tentam equilibrar suas contas investindo na melhoria do relacionamento com os clientes e procurando ferramentas que ofereçam boa relação custo-benefício sem comprometer o desempenho. Ao integrar o envio de SMS ao seu SAC, o atendimento, a confirmação, o envio de documentos e convênios podem ser simplificados. Aprenda como as empresas de telecomunicações usam SMS e entenda os benefícios de reproduzir essas estratégias em seus negócios!

Vantagens da utilização do envio de SMS para empresas de Telecom

O SMS é um dos canais de relacionamento mais eficazes que sua empresa pode abrir ao consumidor, e as telecomunicações já estão cientes desse impacto há algum tempo. Por falar em eficiência, a taxa de abertura das mensagens de texto chegou a 98%, e elas foram lidas em média em 90 segundos

Para a empresa, isso significa custos extremamente baixos, e o meio garante que mensagens customizadas sejam entregues de acordo com a necessidade de cada cliente. Segmentar as atividades promocionais e tornar seu marketing mais assertivo é outra vantagem para as empresas de telecomunicações aumentarem a fidelidade do cliente.

Veja alguns dos principais usos do SMS para empresas de telecomunicações

Lembretes de cobrança

O envio de cobrança é uma tarefa importante da empresa, podendo ser otimizado com o envio de SMS, o que reduz muito o uso de telefone e papel. Dessa forma, lembretes de vencimento, códigos de barras e duplicatas serão enviados automaticamente, de forma a se obter uma maior eficiência no recebimento dos valores. A negociação via SMS é outra tendência que ajuda as empresas a organizar suas finanças.

Exemplo:

[EMPRESA] Joana, pague R $ 149,90 conforme código de barras da nota fiscal, e o vencimento é 06/01. Xxxxxx

[EMPRESA] Jessica, não detectamos pagamento de fatura com vencimento em 15/10 no valor de R $ 279,00. Acesse sua fatura: www.empresa.com.br/sistema.

Comunicação e informação em tempo real

Por meio do envio de SMS, convênios, ligações e solicitações podem ser entregues e organizados de forma mais eficiente.

Essas mensagens são visualizadas com mais frequência e um SMS pode ser lido em uma média de 80 segundos.

Os clientes têm a oportunidade de monitorar de perto o andamento do processo e podem controlar a fase de chamada em questão. O uso em tempo real de dados, registros de reuniões e informações do pacote de dados ajuda a controlar custos e aumentar ainda mais essa transparência, que é estratégica para o setor de telecomunicações.

[EMPRESA] Tiago, neste final de semana você poderá acessar todos os canais dos programas x, y, z. aproveitar! Para adicioná-lo ao seu plano, selecione “Sim” e responda gratuitamente.

[EMPRESA] Marisa, informamos que o seu chamado 123456789” está na coordenação do setor de serviços. Nós entraremos em contato com você em breve

Abrir chamados

Integrar soluções de envios de SMS ao seu departamento de atendimento ao cliente pode abrir canais de relacionamento diretos, eficientes e mais baratos do que as centrais telefônicas. Abra a solicitação e encaminhe-a para a equipe de suporte, vendas ou faturamento, eliminando a necessidade dos clientes ficarem na fila ou correr o risco de interromper as ligações.

A Telecom fornece um número exclusivo por meio do qual solicitações comuns podem ser feitas. Essa estratégia ajuda a reduzir o congestionamento das centrais telefônicas, permitindo-lhes lidar com solicitações mais complexas e reduzir a duração das interações.

[EMPRESA] Antonio, recebemos sua solicitação de falha no sistema. Tivemos problemas devido à tempestade. Pedimos compreensão. Iremos notificá-lo do retorno

Suporte e fidelização ao cliente

O suporte eficiente é uma das melhores ferramentas para a sua empresa trabalhar a fidelização e atingir as expectativas na relação entre a empresa e os seus clientes. Com o auxílio do SMS, o processo de agendamento de visitas técnicas às telecomunicações e à sua empresa, esclarecimento de dúvidas e solicitação de manutenção fica menos complicado.

Marketing, alertas, acúmulo de pontos em programas de fidelidade e outros tipos de notificações relacionadas à conexão entre consumidores e empresas de telecomunicações também são entregues via SMS de forma otimizada.

Devido ao formato interativo, inúmeras vantagens levaram as empresas a confiar cada vez mais no SMS como solução de suporte. Ao reduzir as interferências, permitir comunicações altamente personalizadas e aumentar a flexibilidade da forma como a sua empresa integra as soluções de serviço, o SMS empresarial e o SMS marketing têm muitos motivos para ser seu aliado!

Exemplos:

[EMPRESA] Luciano, sua visita técnica para o dia 03/12 foi agendada com sucesso para as 15h. O contrato de serviço é XXX.

[EMPRESA] Guilherme, seu horário de instalação é amanhã de manhã às 10 horas. Responda “Sim” para confirmar e responda “Não” para reagendar.

Flexibilizar o relacionamento com os consumidores

Na Flexibilização via SMS, a flexibilidade é o seu maior diferencial, pois possibilita a sua empresa customizar o tipo de soluções que serão disponibilizadas a cada consumidor. A amplitude de canais amplia a influência de sua marca e garante que a forma de comunicação com a empresa seja adequada ao perfil de cada usuário.

A interação com clientes e funcionários por SMS é preferível a muitos clientes, que acreditam que o atendimento nesses canais é mais ágil do que por telefone. Integrando-se com a plataforma de serviço que você já usa, fornecer suporte a SMS otimizará bastante o fluxo de trabalho.

A utilização de SMS pelas empresas de telecomunicações mostra que este canal tem todas as funções para melhorar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes. Essa ferramenta pode reduzir o tempo de interação, organizar a comunicação e disponibilizar mais informações aos consumidores, além de desempenhar um papel na atração de clientes.